Como adequar empresas B2B à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2020 e como adequar empresas B2B à LGPD ? Bem , a LGPD trouxe uma série de obrigações para as empresas que lidam com dados pessoais de clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores.

A LGPD visa garantir a privacidade e a segurança desses dados, bem como os direitos dos titulares sobre eles.

 

Mas o que isso significa para as empresas B2B, ou seja, aquelas que vendem produtos ou serviços para outras empresas?

Será que elas também precisam se adequar à LGPD?

A resposta é sim.

Mesmo que o seu negócio não tenha contato direto com o consumidor final, você pode estar coletando, armazenando, tratando ou compartilhando dados pessoais de pessoas físicas relacionadas às empresas com as quais você se relaciona.

Por exemplo, os dados dos sócios, dos representantes legais, dos funcionários, dos contatos comerciais etc.

 

Portanto, as empresas B2B também estão sujeitas às regras da LGPD e devem adotar medidas para se adaptar à nova legislação.

Caso contrário, em outras palavras, elas podem sofrer sanções administrativas, como advertências, multas e bloqueio dos dados, além de danos à sua reputação e à sua credibilidade no mercado.

 

Mas como  adequar empresas B2B à LGPD?

Mas como adequar empresas B2B À LGPD ?

 

 

Quais são os passos que as empresas B2B devem seguir para estar em conformidade com a lei?

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas práticas para você começar a sua jornada de adequação. Confira!

  • Mapeie os dados pessoais que você trata

O primeiro passo é identificar quais são os dados pessoais que você trata no seu negócio B2B.

Você deve fazer um levantamento de todas as fontes de coleta desses dados, como formulários, contratos, cadastros, e-mails etc.

Você também deve verificar quais são as finalidades do tratamento desses dados, ou seja, para que você os utiliza.

Por exemplo, para fins de faturamento, marketing, atendimento etc.

Além disso, você deve analisar quais são as bases legais que autorizam o tratamento desses dados.

A LGPD prevê dez hipóteses para isso, sendo as mais comuns o consentimento do titular, o cumprimento de uma obrigação legal ou a execução de um contrato.

Você deve verificar se os dados que você trata se enquadram em alguma dessas bases e se você tem como comprová-las.

  • Revise os seus contratos e políticas

O segundo passo é revisar os seus contratos e políticas relacionados ao tratamento de dados pessoais.

Você deve verificar se eles estão alinhados com os princípios e as normas da LGPD, como a transparência, a necessidade, a segurança e a responsabilização.

Você também deve atualizar as cláusulas que tratam dos direitos dos titulares dos dados, como o acesso, a correção, a exclusão e a portabilidade.

Além disso, você deve revisar os seus contratos com os seus fornecedores e parceiros que também tratam os dados pessoais que você coleta ou compartilha.

Você deve estabelecer as responsabilidades e as obrigações de cada parte em relação à proteção desses dados e às eventuais violações que possam ocorrer.

 

Implemente medidas de segurança

  • Implemente medidas de segurança

O terceiro passo de como adequar empresas B2B à LGPD , é implementar medidas de segurança para proteger os dados pessoais que você trata contra acessos não autorizados, perdas, alterações ou vazamentos.

Você deve adotar soluções técnicas e administrativas adequadas ao tamanho e ao tipo do seu negócio B2B.

Por exemplo, criptografar os dados sensíveis, restringir o acesso aos dados apenas às pessoas autorizadas, realizar backups periódicos etc.

Você também deve elaborar um plano de resposta a incidentes de segurança da informação, definindo as ações que devem ser tomadas em caso de violação dos dados pessoais que você trata.

Você deve comunicar o fato aos titulares dos dados afetados e à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) dentro do prazo estabelecido pela lei.

  • Capacite a sua equipe

O quarto passo é capacitar a sua equipe sobre a importância da proteção de dados pessoais e as boas práticas que devem ser seguidas no seu negócio B2B.

Você deve conscientizar os seus colaboradores sobre os riscos e as consequências de um tratamento inadequado dos dados, bem como sobre os direitos e as responsabilidades que eles têm em relação a eles.

Você também deve designar um encarregado de proteção de dados, que será o responsável por orientar e monitorar as atividades de tratamento de dados na sua empresa, bem como por interagir com os titulares dos dados e com a ANPD.

O encarregado pode ser um funcionário ou um terceiro contratado para essa função.

O encarregado pode ser um funcionário ou um terceiro contratado para essa função.

 

  • Mantenha-se atualizado

O quinto passo é manter-se atualizado sobre as novidades e as tendências relacionadas à proteção de dados pessoais no Brasil e no mundo.

Você deve acompanhar as orientações e as regulamentações da ANPD, bem como as melhores práticas do mercado.

Você também deve estar atento às mudanças no comportamento e nas expectativas dos seus clientes, fornecedores e parceiros em relação à privacidade dos seus dados.

A adequação à LGPD é um processo contínuo e dinâmico, que exige uma revisão constante das suas políticas e procedimentos.

Assim, você poderá garantir a conformidade legal do seu negócio B2B, bem como a confiança e a satisfação dos seus stakeholders.

 

Sugestão para leitura : 10 Passos importantes para adequar sua corretora à LGPD

 

 

Conclusão

Neste artigo, você viu o que é a LGPD e por que ela é importante para as empresas B2B.

Você também aprendeu como adequar empresas B2B à LGPD em alguns passos práticos e proteger os dados pessoais que você trata no seu negócio.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você iniciar a sua jornada de adequação.

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E se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o tema, deixe o seu comentário abaixo.

Aqui na Infoagil , com toda a certeza, damos todo o suporte para sua empresa B2B estar em dia com a LGPD .

Até a próxima!

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2 comentários em “Como adequar empresas B2B à LGPD”

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